terça-feira, 17 de agosto de 2010

VACINAÇÃO É PRORROGADA















Os pais que não levaram seus filhos para se vacinar no último sábado (14) ganharam mais duas semanas para garantir a imunidade das crianças contra a poliomielite. A vacinação foi prorrogada até o dia 27 e as gotinhas ficarão disponíveis em qualquer posto de saúde durante este período. Podem ser vacinadas crianças com até cinco anos de idade incompletos.
“A vacinação continua nas duas próximas semanas. Embora não tenhamos atingido a meta de 95% fomos o Estado que mais vacinou e agora nosso objetivo é chegar à meta e, quem sabe, até ampliá-la”, analisou o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior. Ao todo, foram vacinadas no Estado 592.859 crianças



desta faixa etária, o que corresponde a 76,96% do público alvo total estimado pelo Ministério da Saúde.
Nestas duas semanas o Paraná deverá vacinar cerca de 138 mil crianças para atingir a meta de 95% das crianças, que historicamente vem sendo atingida pelo Estado. “Além da vacina continuar disponível nos postos de saúde, recomendamos que os municípios também façam busca ativa das crianças para desta forma atingirmos um bom índice de imunização”, completa o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, José Lúcio dos Santos.
O último caso da doença registrado no Paraná foi em 1986, em Campo Largo. Contudo, é imprescindível que a vacinação continue para que o vírus continue erradicado no Estado. “Há ainda vários países que não erradicaram a doença. Com a facilidade de deslocamento aéreo que temos hoje em dia, nada impede do vírus retornar ao país. Por isso a vacinação em massa das nossas crianças é tão importante”, avaliou Moreira Júnior.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. A transmissão ocorre pelas fezes de pessoas com o vírus, vias respiratórias, ou ainda alimentos e água contaminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário